Boleto Fies 2020: 2ª Via, Como Tirar, Onde Consultar

O FIES 2020 (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que ajuda jovens estudantes a realizar o sonho de cursar uma faculdade. O objetivo do programa é o financiamento, a juros abaixo do mercado, de cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC, para estudantes de baixa renda.

Quem tem direito ao FIES 2020?

Tem direito a participar do FIES 2020 os estudantes que possuem uma renda familiar per capita de até 3 salários mínimos, ter feito o ENEM a partir de 2010 e obtido uma nota média igual ou superior a 450, e não ter zerado a nota de redação.

O estudante paga mensalmente, ao longo do curso, os encargos educacionais e os juros do financiamento, o restante do montante total é pago após a conclusão do curso, em parcelas de acordo com a situação financeira do aluno.

Com as modificações recentes pelo qual passou o programa, FIES foi dividido em duas modalidades: participam da primeira modalidade os estudantes que possuam uma renda familiar per capita de até 3 salários mínimos, com direito a juros zero no financiamento. O pagamento das parcelas respeitará o limite de renda de cada aluno.
Quem tem direito ao FIES 2020?

>>> Veja aqui informações completas sobre o site do Fies 2020! <<<

Participam da segunda modalidade, denominada P-Fies, estudantes com uma renda familiar per capita de até 5 salários mínimos. Nos dois casos, é necessário que o estudante  tenha feito o ENEM a partir de 2010, tendo uma nota média igual ou superior a 450, e não ter zerado a nota de redação.

Lembrando que a inscrição do FIES é feita pelo site do programa. O período de inscrições para o ano de 2020 só deve abrir em fevereiro, portanto, fiquem atentos aos prazos e requisitos necessários.

Boleto de pagamento FIES 2020

As instituições que estão cadastradas no programa são a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. As parcelas do FIES referentes aos encargos são pagas mensalmente na data que foi estipulada. Os juros do financiamento são pagos a cada três meses. Os boletos do FIES são enviados todo mês para seu endereço via correio, por isso é importante manter os dados sempre atualizados.

O pagamento pode ser realizado diretamente nas agências bancárias (Caixa ou Banco do Brasil), casas lotéricas (exceto Banco do Brasil) ou pelo internet banking.

>>>> Resultado FIES 2020: Como funciona? <<<<

2ª Via boleto Fies 2020

Caso seja necessário, é possível emitir a segunda via do boleto FIES 2020. Se o banco financiador for a Caixa Econômica Federal, é muito simples:

  1. Acesse o site da caixa: www.caixa.gov.br;
  2. Clique em “Atendimento”, e depois, clique em “2ª via de boletos”;
  3. Em “Boleto Fies”, clique em “Emitir agora”;
  4. Informe o número do CPF e a data de nascimento;
  5. Preencha com o código que está disponível.
  6. Clique em iniciar operação para emitir o boleto.

Caso seu banco operador seja o Banco do Brasil, ainda não é possível emitir a segunda via do boleto pelo site. Nesse caso as opções são as seguintes:

  • Ir pessoalmente até uma agência do banco e solicitar a segunda via;
  • Entrar em contato pela Central de atendimento e solicitar que a segunda via seja enviada pelo correio;
  • Ligar para o número 0800-729-0001 e solicitar a emissão do boleto.

As instituições que estão cadastradas no programa são a Caixa Econômica e o Banco do Brasil. Lembrando que o candidato deverá pagar as taxas referentes aos encargos e juros do financiamento. O montante só será pago quando o curso estiver concluído.

É muito importante para o estudante que o pagamento do FIES seja mantido em dia, pois, em caso de atrasos haverá o risco do cancelamento de sua inscrição no programa e a perda da oportunidade de continuar cursando curso superior. Evite problemas, procure ficar atento aos prazos de pagamento e ao recebimento dos boletos.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.8
Total de Votos: 4

Boleto Fies 2020: 2ª Via, Como Tirar, Onde Consultar

Deixe um comentário